domingo, 20 de outubro de 2013

A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias

Segundo a Ramos (2012) as operações matemática são ações reversíveis. Sendo ações, acontecem a partir de situações que vivenciamos, ou que alguém vivenciou quando acrescentou ou retirou quantidades ,quando completou um todo ,quando comparou duas quantidades para encontra suas diferenças ,quando teve várias vezes uma mesma quantidade ,quando fez combinações ,quando calculou quantidades com base em linhas e colunas ,quando distribuiu quantidades ou ainda quando formou grupos com quantidades iguais .
            Segundo a Ramos (2012) As atividades corporais, bem como os materiais devidamente adequados á construção de cada conceito, estimulam percepções táteis, visuais e auditivas, gerando uma memória sensorial, e esta armazena informações captadas pelos cinco sentidos. Vivenciar jogos e atividades que envolvam regras e comandos colabora para que a crianças se discipline e organize seu pensamento e suas atitudes.
            Segundo a Ramos (2012) Quando respeito o desenvolvimento da criança, crio condições para que ela aprenda como crianças. Criança aprende brincando ,apoiada na sua realidade ,interesse e maturação .Descobre ,constrói ,observa ,reinventa ,mas precisa experimentar ,mexer ,pegar, montar ,sentir .
            Segundo a Ramos ( 2012 ) A estrutura de classificação se desenvolve de forma gradual, em etapas sucessivas da infância até a adolescência. De inicio, a criança constrói seu primeiro conceito classificatório em contato direto com os objetos. Pouco a pouco a sua necessidade de elementos concretos diminui e, quando adolescente, será capaz de construir esquemas abstratos de classificação. 

            Segundo a Ramos ( 2012 ) A educação fundamentou as raízes da escolas que vivemos hoje que é produto de diversas teorias educacionais de outro momento histórico. E nem sempre percebemos a quanto nós e nossos educadores fomos influenciados pelas teorias educacionais e pelas ideologias que estavam por trás da cortina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário