A
partir do nascimento, a criança recebe do mundo que a rodeia, elementos indispensáveis
ao seu desenvolvimento. O contato físico, a fala, a utilização do espaço na
comunicação, enfim, muitas experiências interativas lhe são apresentadas, as
quais lhe permitem a entrada nas relações sociais altamente enriquecedoras.
Então, seu mundo é expandido de casa para a escola, onde a criança vai adquirir
mais conhecimento, o professor deverá auxiliar os seus alunos, trabalhando seus
desenvolvimentos de uma maneira lúdica onde a criança possa absorver toda a
informação recebida.
Então,
como começar a trabalhar com a construção de conceito de numero? Como o
professor pode auxiliar seus alunos para que eles tomem conhecimento do numero
ou de seu conceito? Primeiramente, é necessário que o professor provoque a
curiosidade em seus alunos, (como quantos giz a professora tem nas mãos?). Ao
despertar a curiosidade nos alunos, irá fazer com que eles pensem sobre a
quantidade, e assim sobre os números. Então, a professora vai começar ensinando
sobre o que é a matemática, e o que são números. É claro que o professor sempre
deverá adotar uma linguagem mais lúdica para que a criança possa compreender, e
dando a oportunidade para que descubra os números e desenvolva habilidades por
si próprias.
Ao
ensinar matemática, e a construção de conceitos de números, o professor deve
sempre explorar o lúdico, que fará com que a criança aprenda com mais
facilidade. O professor tem a oportunidade de trabalhar com diversos materiais
e jogos, a fim de mostrar para os alunos quantidades e tamanhos, utilizando
brinquedos de encaixe e diferentes formas geométricas. Assim, a criança terá a
oportunidade de aprender brincando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário