terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Processo Inicial da Construção do Conceito de Número

A partir do nascimento, a criança recebe do mundo que a rodeia, elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento. O contato físico, a fala, a utilização do espaço na comunicação, enfim, muitas experiências interativas lhe são apresentadas, as quais lhe permitem a entrada nas relações sociais altamente enriquecedoras. Então, seu mundo é expandido de casa para a escola, onde a criança vai adquirir mais conhecimento, o professor deverá auxiliar os seus alunos, trabalhando seus desenvolvimentos de uma maneira lúdica onde a criança possa absorver toda a informação recebida.
Então, como começar a trabalhar com a construção de conceito de numero? Como o professor pode auxiliar seus alunos para que eles tomem conhecimento do numero ou de seu conceito? Primeiramente, é necessário que o professor provoque a curiosidade em seus alunos, (como quantos giz a professora tem nas mãos?). Ao despertar a curiosidade nos alunos, irá fazer com que eles pensem sobre a quantidade, e assim sobre os números. Então, a professora vai começar ensinando sobre o que é a matemática, e o que são números. É claro que o professor sempre deverá adotar uma linguagem mais lúdica para que a criança possa compreender, e dando a oportunidade para que descubra os números e desenvolva habilidades por si próprias.

Ao ensinar matemática, e a construção de conceitos de números, o professor deve sempre explorar o lúdico, que fará com que a criança aprenda com mais facilidade. O professor tem a oportunidade de trabalhar com diversos materiais e jogos, a fim de mostrar para os alunos quantidades e tamanhos, utilizando brinquedos de encaixe e diferentes formas geométricas. Assim, a criança terá a oportunidade de aprender brincando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário